Morro Redondo sedia reunião do Fórum de Agricultura Familiar da Região

Morro Redondo sediou reunião ordinária do Fórum de Agricultura Familiar da Região Sul do estado, que ocorreu no dia 9 de outubro, no salão da Associação Quilombola Vó Ernestina.

Conforme o agrônomo Raul Grehs, da Embrapa, e Adriane Lobo, médica veterinária da Emater, o evento foi produtivo e o município mostrou o trabalho desenvolvido frente a este setor e as experiências de projetos que estão dando certo, além de discutir os problemas que dificultam o avanço da agricultura familiar.

No dia, aconteceu a palestra do integrante do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Mário Luvielmo da Silva, de Rio Grande, que falou sobre importância e possíveis ações que englobam o combate à fome e obesidade. “Alimentos processados estão causando muitas doenças nas pessoas nas faixas etárias entre 20 e 40 anos”, disse Silva.

Segundo o integrante do Conselho, crianças que hoje estão com sobrepeso podem manifestar doenças de cardiopatia, diabete e várias intercorrências de saúde que transcendem. Conforme ele, após a criação do Conselho, acontecerá a Conferência Municipal, para apontar as diretrizes que visarão o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, podendo falar do Plano de Aquisição de Alimentos e de políticas públicas que irão beneficiar e minimizar a situação de insegurança alimentar. Ele salienta que com adesão ao sistema de segurança alimentar e nutricional, no futuro, o município poderá acessar benefícios como: capacitações, restaurantes populares, credenciamento de projetos e recursos federais.

Na oportunidade, ainda, Silva entregou aos vereadores dois modelos de projetos de lei de Rio Grande e Pelotas, para serem analisados e conversados com o prefeito para ter, futuramente, a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional sustentável em Morro Redondo.

O próximo encontro acontecerá no dia 13 de novembro, na Colônia dos Pescadores na Z3 Pelotas, à partir das 9h30.

Fonte: Tradição Regional

 

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.