3º Encontro de Apicultores foi realizado em Morro Redondo

No dia 10 de maio foi realizado o 3º encontro de Apicultores de Morro Redondo no auditório do Colégio Bonfim que contou com a coordenação da assistente técnica municipal da EMATER Adriane Lobo, secretário municipal de desenvolvimento rural Flavio Almeida, presidente da associação de produtores rurais Jairo Kuhn, EMATER regional Ronaldo Maciel, apicultor de Canguçu Cicero Rosa Garcia e apicultores do município que realizaram atividade teórica e prática de inverno com o foco na prevenção e tratamento da varroa o carrapato da abelha.
Ronaldo Maciel abordou informações relacionadas como identificar e fazer os testes de contagem de varroa nas abelhas. Orienta-se controlar a varroa caso se tenha como exemplo a cada 100 abelhas tiver 4 varroas deve-se aplicar o xarope ácido oxálico. A varroa irá enfraquecer os enxames, causar doenças, ataca larvas das abelhas, abelhas adultas e operárias, principalmente o zangão, além de detonar os mesmos. Ronaldo apontou algumas causas, apicultura migratória, os zangões que entram em todas as colmeias, não pode colocar caixas em linha reta, usar caixas em círculo ou em semi círculo, 3 metros de distância uma da outra, os enxames e o não tratamento dos enxames silvestres.
Para combater as varroas Ronaldo ensinou como fazer o tratamento de combate, composição do xarope de ácido oxálico, tanto para uso aplicável com seringa no caixilho do ninho que tenha abelhas com varroa ou para o uso de tiras de papelão, deve-se aplicar a cada 15 dias durante os meses da abril, maio e junho. Ronaldo conforme orientações do calendário apícola neste mês de maio pede-se fazer tratamento varroa com ácido oxálico, se necessário, alimentar enxames novos (núcleos) e colmeias com torta de caramelo e farinha de soja, colocar um plástico (poncho) entre o ninho e melgueira, reduzir alvado (entrada) da colmeia.
Fique atento o 4º encontro será realizado no dia 21 de junho que abordará manejo e aproveitamento da cera teórico e prático com Luis Wolff pesquisador da Embrapa. Já em agosto será trabalho o tema abelhas sem ferrão, como colocar isca e manejar as mesmas dentro da caixa.

Informações: Assessoria de Imprensa

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.