Abertas as inscrições para o programa Parlamento Jovem Brasileiro

img_pjb2016_01

Estão abertas, até 10 de junho, as inscrições para o Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa que concede a estudantes do ensino médio de todo o país a oportunidade de vivenciar e desempenhar as atividades parlamentares na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Os interessados em participar do PJB devem estar matriculados no 2º ou 3º ano do Ensino Médio, ter entre 16 e 22 anos, e redigir um projeto de lei com base na realidade do país, observando os problemas e apresentando alternativas. As propostas devem ser encaminhadas às Secretarias Estaduais de Educação, que realizarão a pré-seleção a partir dos critérios estabelecidos pela sede nacional do Poder Legislativo.

Em seguida, serão divulgados os 78 estudantes que se tornarão, de 26 a 30 de setembro, deputados federais jovens. Serão cinco vagas destinadas aos estudantes do Rio Grande do Sul e todas as despesas serão custeadas pela Câmara dos Deputados.

O PJB é coordenado por servidores do Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (CEFOR) e do Departamento de Relações Públicas e Divulgação (DER-PD) da Secretaria de Comunicação Social (SECOM) e conta com a parceria das Secretarias Estaduais de Educação do Brasil e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

INSCRIÇÃO

O aluno deve preencher a ficha de inscrição, disponível no site da Câmara (http://goo.gl/8EgyTV), e encaminhá-la à Secretaria Estadual de Educação, juntamente com os seguintes documentos:

– Projeto de lei elaborado
– Cópia do documento de identidade
– Termo de autorização assinado pelo responsável (para menores de 18 anos)
– Declaração de que está matriculado regularmente no ensino médio/técnico, constatando o ano que está cursando.

O Programa

A primeira edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro ocorreu em 2004. De lá para cá, houve a participação de 924 jovens parlamentares estudantes do Ensino Médio. Assim, milhares de estudantes e professores em todos os estados se mobilizaram para trabalhar o PJB em sala de aula e possibilitaram que esses aprendizados também se estendessem a todos os que se inscreveram ao longo de todas as edições.

Fonte: Secretaria de Educação do RS

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.