Apoio à Cosulati é tema de Audiência na Casa Civil

Um pedido de socorro ao Governo do Estado. Foi assim que representantes da principal indústria de leite do Estado definiram a reunião, que ocorreu nesta segunda-feira (24), em Porto Alegre. Uma comitiva da Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Laticínios (Cosulati), formada por empresários, prefeitos e deputados da Região Sul, foi recebida pelo secretário adjunto da Casa Civil, José Guilherme Kliemann.

O deputado Pedro Pereira (PSDB) foi quem solicitou a audiência, juntamente com os deputados Adilson Troca (PSDB), Catarina Paladini (PSB) e Luis Augusto Lara (PTB). Os parlamentares unem forças para encontrar soluções para salvar a cooperativa. “O Governo do Estado tem a obrigação de ajudar a Cosulati. Nós estamos falando de uma cooperativa que envolve mais de 25 mil pessoas. Estamos preocupados com os milhares de produtores de leite, de aves e de milho e com os desempregados na região, que são vítimas da má gestão anterior” desabafou Pereira.

O Secretário de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo, Tarcísio Minetto, e da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, o diretor de crédito do Banrisul, Oberdan de Almeida, a diretora-presidente do Badesul, Susana Kakuta, o diretor-presidente do BRDE, Odacir Klein, também foram convocados e estavam na reunião. O encontro teve ainda a participação dos prefeitos Vinicius Pegoraro, de Canguçu, Diocelio Jaeckel, de Morro Redondo e Mauro Nolasco, de Capão do Leão.

A principal dificuldade da Cosulati é, justamente, encontrar caminhos e alternativas para pagar dívidas com os bancos. “A dívida ultrapassa R$ 180 milhões. Nós estamos trabalhando com muita transparência e a Cosulati é extremamente importante para a Região Sul e para o Estado” disse o presidente da cooperativa Airton Seyffert.

Em entrevista à Radio Comunitária Bonfim de Morro Redondo, Pedro Pereira, destacou a reunião como proveitosa. “A dívida da cooperativa que chega a R$ 180 milhões, afeta diretamente produtores, funcionários, transportadores e associados, e é por eles que se busca apoio”, enfatizou o deputado tucano. Na próxima quinta-feira (27), o governo do Estado deverá dar uma resposta a solicitação dos deputados e direção da Cosulati.

 

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.