Aproveitamento da cera é tema do 8° Encontro dos Apicultores do Morro Redondo

No dia 8 de maio, aconteceu em Morro Redondo o 8° Encontro dos Apicultores. Essa foi mais uma etapa do processo de capacitação continuada que está acontecendo desde 2017 e visa o fortalecimento do grupo através da troca de informações e conhecimentos e o aprimoramento da produção de mel no município. Esse trabalho é uma parceria do Escritório Municipal da ASCAR-EMATER/RS com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural – SMDR – a Associação de Desenvolvimento Comunitário dos Produtores Rurais do Morro Redondo – ADCPR-MR e a EMBRAPA.

O Encontro foi organizado da seguinte forma: primeiramente houve uma reunião no Escritório Municipal da Emater, onde o Tec. Agrícola Ronaldo Maciel, gerente regional adjunto, tratou do I Concurso Municipal do Mel, que acontecerá no dia 13/05, domingo, juntamente com as festividades de 30 anos do município. Após, o Eng. Agr. Pesquisador Luis Fernando Wolff falou sobre a pesquisa que foi realizada no ano de 2017 sobre a qualidade dos méis da região, onde uma amostra do Morro Redondo foi a que apresentou o melhor desempenho, mas também demonstrou que todos os méis da região apresentam uma excelente qualidade.

Após foi conduzida a prática no apiário do Sr. José Amir Acosta pelo pesquisador da Embrapa, onde foi feita uma inspeção e coleta de abelhas para contagem da varroa (parasita da abelha) e também foi demonstrado um método de aproveitamento da cera, através do derretimento e extração da cera pura, o que foi muito importante para os apicultores presentes, já que a cera é o produto mais caro da apicultura.

“É muito bom ver o grupo crescendo e se desenvolvendo na atividade. Muitas práticas que vimos em nossas reuniões já foram adotadas pelos apicultores e a valorização do produto é o nosso maior objetivo. A abelha produz mel, o que é uma renda para o agricultor, mas também tem uma grande importância ambiental a polinização das espécies vegetais, o que garante a manutenção da flora” diz a extensionista rural Adriane Lobo, da Emater/RS.

No dia 13 de maio acontecerá o I Concurso do Mel de Morro Redondo. Das 10 às 12 h será feita a recepção do mel, as 14 h será o concurso e as 17 h a premiação. Essa atividade faz parte das festividades de aniversário do município.

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.