Concurso de receitas à base de pêssego fez sucesso na Festa do Pêssego de Morro Redondo

O pêssego é uma cultura típica da região, sendo que no município de Morro Redondo existem cerca de uma centena de produtores que ocupam uma área  aproximada de 600 ha com a cultura. Também se destaca a existência de cinco indústrias de pêssego que trabalham com o enlatamento da fruta.

Por essa razão, a comunidade do Cristo Rei, na localidade Colorado, decidiu homenagear essa importante fruta com a Festa do Pêssego, que ocorreu neste último domingo (19). Dentro dessa festividade, o escritório local da Emater e a Associação do Roteiro Turístico Morro de Amores organizou o II Concurso de Recitas à Base de Pêssego com o objetivo de diversificar o consumo da fruta.

Além do Roteiro Morro de Amores, que esteve presente com suas artesãs e doceiras, também engrandeceram a Festa uma mostra de produtos e equipamentos para facilitar a vida do agricultor, viveiros de mudas diversas e duas bandas musicais, uma que animou a tarde, ao ar livre e outra que tocou à noite, no salão da comunidade, animando um divertido baile que se estendeu até a meia noite.

E foi nesse clima que, durante o período da manhã,  aconteceu o II Concurso de Receitas à Base de Pêssego, considerando que o primeiro aconteceu no ano de 2011, junto com a II Festa do Frango e do Pêssego e se intitulava Concurso de Pratos Feitos de Frango e Pêssego.

Neste ano, sete pratos foram inscritos por duas concorrentes. A variedade e criatividade foi o destaque. Os pratos foram Pêssego Burger, Ambrosia de Pêssego, Chutney de Pêssego, Pêssego ao Creme, Empanado de Pêssego com Salada de Pêssego, Torta de Pêssego, Pudim Morro de Amores, apresentados pelas doceiras Maria Elena Nieves Correa e Ana Eliziane Borges de Freitas. A comissão julgadora, composta por André Lopes, gerente do Sicredi, Andreia Noronha, da Embrapa, Raquel Müller, do Roteiro Turístico Morro de Amores, Daniel Vaz, da Antropologia da Universidade Federal de Pelotas e o prefeito municipal Diocélio Jackel, tiveram um grande trabalho para escolher o primeiro e segundo lugares e o prato mais original, pois todos os pratos, segundo os jurados, estavam excelentes. “É interessante ver a mistura de sabores que foi proposto nas receitas e a versatilidade do pêssego. Esse tipo de ação deve ser amplamente divulgada. As forma de consumo da fruta é muito diversa mesmo e precisamos mostrar isso para mais pessoas, estimulando com isso, o consumo da fruta”, disse Andréia Noronha, uma das julgadoras.

Ao final, a somatória dos pontos apontou um empate entre os pratos Torta de Pêssego (Maria Elena Correa) e o Pudim Morro de Amores (Ana Eliziane Freitas), sendo os dois consagrados vencedores do Concurso. Já o prato mais original ficou com a torta de pêssego. Após a premiação, as concorrentes se manifestaram agradecendo a oportunidade e se dizendo muito satisfeitas, afirmando que os pratos estão à disposição dos empreendimentos turísticos como também dos demais estabelecimentos comerciais do município para serem usados e assim, divulgadas as mais variadas formas de consumo da fruta. “Poder desenvolver ações que estimulem o consumo do pêssego aliado à vocação turística do município é muito gratificante. Ficamos muito contentes com o concurso e esperamos estimular cada vez mais a participação das pessoas”, disse a extensionista rural Adriane Lobo, da Emater/RS.

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.