Dia de Campo é realizado na Colônia São Domingos

No dia 15 de agosto ocorreu o Dia de Campo através da Pasa Produtos Agrícolas, pelo diretor Fernando Rosa e sua equipe, na propriedade Agroecológica Oikus, da família Scheer, na Colônia São Domingos, em Morro Redondo. O local é pioneiro no município no funcionamento através do sistema de geração de energia fotovoltaica Solar Inove, produzido pela Turbo Ferro, de Tubarão (SC).

Fernando Ronchi, da Solar Inove, falou sobre os benefícios para os consumidores da zona rural e urbana, que terão economia na conta de luz e irão colaborar com o meio ambiente.

O sistema pode ser instalado através de módulos em telhados de cerâmico, ondulado, trapezoidal ou em solo. Os interessados podem pedir auxílio na Emater local para fazer o projeto, que pode ser financiado pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Nas agências bancárias podem ser financiadas em até 10 anos, podendo ter até cinco anos de carência.

Ronchi explicou que o sistema é conectado na energia elétrica da distribuidora. Assim, em dias com sol, produzirá mais energia e em dias nublados e chuvosos, também terá produção, o que ocasionará, na maior parte dos dias, aproveitar a energia que é produzida no sistema e pouco da rede, pois pode produzir mais energia do que é gasto pelos aparelhos da propriedade. Ainda, ele esclareceu que o sistema é protegido com aterramento, evitando choques elétricos.

Sobre o retorno financeiro, Ronchi exemplificou que proprietários, por mês de rede monofásica, irão pagar apenas valor correspondente a 30kwh, bifásico 50kwh e trifásico 100kwh, além dos impostos, ressaltando que a partir do quarto ano os clientes terão retorno, sendo em torno de 92%. O retorno, conforme Ronchi, virá na forma de crédito fornecido pela distribuidora, o total gerado é abatido do total consumido, os créditos podem ser transferidos para outro imóvel com o mesmo CPF e da mesma distribuidora.

O sistema não consome combustível, não produz poluição, é silencioso, gera energia em dias nublados, tem uma vida útil de 25 anos, é resistente a condições climáticas extremas, não tem peças móveis, exige pouca manutenção – somente limpeza do painel, que é feita pela chuva -, permite aumentar a potência instalada por meio de incorporação de módulos adicionais.

No final do encontro, foi feita uma simulação com as contas de luz dos presentes mostrando um gráfico de quanto cada um vai pagar e de quanto será o retorno financeiro. Além disso, foi oferecido um café com produtos da propriedade para os participantes.

Prestigiaram o evento produtores de Morro Redondo e região, Cooperativa Sicredi de Morro Redondo e de Canguçu, Banrisul, Cresol, Emater, e Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA), além do prefeito Diocélio Jaeckel e secretário de Desenvolvimento Rural, Flavio Almeida.

Mais informações

Interessados podem entrar em contato com a Pasa Produtos Agrícolas, em Canguçu, na rua General Câmara, 1575, ou pelo telefone (53) 3252-2604.

Fonte: Tradição Regional

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.