DN Contabilidade: Período para entrega da declaração do ITR inicia dia 13

O período de apresentação tempestivo da DITR começa no dia 13 de agosto e encerra às 23h59min59s, horário de Brasília, do dia 28 de setembro de 2018.

O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural – ITR, de apuração anual, tem como fato gerador a propriedade, o domínio útil ou a posse de imóvel por natureza, localizado fora da zona urbana do município, em 1º de janeiro de cada ano.

Considera-se imóvel rural a área contínua, formada de uma ou mais parcelas de terras, localizada na zona rural do município.

Clique para ampliar

O que muitos não sabem é que é muito importante declarar o imposto, porque o produtor rural mesmo que seja uma entidade sem fins lucrativos, ele tem obrigação de declarar o ITR.

Os produtores rurais tem que declarar para evitar aborrecimentos, que seria, por exemplo, quando que ele for buscar um financiamento, quando for registrar, quando precisar de uma certidão, se ele não tiver em dia com este documento, pode muitas vezes atrapalhar sua vida e não entregando dentro do prazo, pode gerar multa.

Muitas pessoas perdem uma boa oportunidade, pois na hora de buscar um financiamento junto ao banco para estar adquirindo um bem, um imóvel, de estar ampliando suas atividades pode ter o crédito negado pelo descumprimento dos prazos.

 

O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) é um tributo federal que se cobra anualmente das propriedades rurais. Precisa ser pago pelo proprietário da terra, pelo titular do domínio útil ou pelo possuidor a qualquer título.

Mais informações podem ser obtidas junto ao escritório DN Contabilidade na Avenida Jacarandá n° 168, ou pelo telefone (53) 32240449.

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.