Inmet prevê chuva para a região Sul com chegada do outono

A estação que se iniciou na madrugada desta terça-feira (20) traz expectativa de chuva para a região Sul do Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A seca prolongada provocou perdas e prejuízos na lavoura e nas pastagens gaúchas, e o outono promete um clima de temperaturas mais amenas até 21 de junho.
De acordo com o diretor técnico da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) do Rio Grande do Sul, Gervásio Paulus, a estiagem do verão afetou a lavoura, principalmente a produção de grãos. “Em março, constatamos uma perda de 39,7% de soja no estado”, destacou.
Para Gervásio, a perda na safra de verão é irreversível, mas a Emater espera que a normalização das chuvas recomponha as pastagens e permita plantações. “As chuvas dos últimos dias foi desuniforme. Nossa expectativa é que atinjam as áreas mais afetadas pela seca”, disse. Segundo ele, há municípios que precisaram fazer racionamento de água por causa da baixa precipitação.
Auxílio
O estado disponibilizou R$ 51,9 mil para despesas em socorro e ajuda humanista para 80% dos municípios. Além disso, o governo federal fez mobilização para arrecadar cestas básicas, filtros de água e caixas d’água para assentamentos indígenas e quilombolas.
Com informações da Agência Brasil

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.