Inverno será menos rigoroso que o do ano passado

O inverno começa oficialmente às 8h28min de segunda-feira (21), mas na prática já teve início há semanas. Conforme a MetSul Meteorologia, desde a segunda metade de maio o Rio Grande do Sul experimenta um padrão típico de inverno, já tendo a temperatura caído abaixo de zero em duas madrugadas deste mês. Além disso já houve geada na maioria das regiões gaúchas e caiu neve granular em São Francisco de Paula no dia 9 de junho.
A primeira semana da nova estação começa gelada, com o ingresso de uma forte massa de ar polar na segunda, mas nem toda a estação será muito fria, conforme as projeções da MetSul. A empresa de meteorologia avalia que o inverno deste ano será menos rigoroso que o do ano passado. “Em 2009 tivemos dois meses seguidos de frio intenso quase sem trégua em junho e julho, o que não é típico da estação e não deve se repetir em 2010”, afirma o meteorologista Eugênio Hackbart, diretor-geral da MetSul.
Segundo Hackbart, o inverno deste ano observará um padrão histórico mais típico com maior variação de temperatura com alternância de períodos amenos ou até quentes com frios a gelados, com chance de neve na segunda metade da estação. No geral a temperatura deve ficar perto ou abaixo da média, com frio mais constante e rigoroso no Sul e no Sudoeste.

Fonte: Diário Popular

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.