Maio é mês de vacinação contra a febre aftosa e declaração de animais

Está em andamento, até 31 de maio, a vacinação de todo o rebanho bovino e bufalino contra a febre aftosa. Nesta etapa não haverá doação de vacinas por parte da Secretaria Estadual de Agricultura, portanto todos os criadores de Morro Redondo deverão adquirir a vacina nas casas agropecuárias credenciadas e, em seguida, comparecer na Inspetoria Veterinária, localizada junto à Prefeitura, até o dia 31 deste mês. Para o transporte das vacinas os produtores devem utilizar embalagem térmica com gelo.

Segundo Paulo Munsberg, do Posto da Inspetoria da cidade, aproximadamente 16 mil animais deverão ser vacinados no município. Neste período, Munsberg salienta que as vacinas são para todos os animais, desde os recém nascidos até os mais velhos. Após a compra da vacina, é recomendável a aplicação em, no máximo, cinco dias, conforme orientação dos responsáveis pelo Programa de Febre Aftosa, da Secretaria Estadual da Agricultura. A recomendação se deve aos cuidados em relação à conservação do produto.

A Secretaria Estadual de Agricultura reforça que, além da vacinação, até o final deste mês os produtores deverão preencher a declaração de todos os animais da propriedade, conforme a classificação, idade e sexo. No formulário será declarado o número de bovinos, bubalinos (bufalos), ovinos (ovelhas), suínos (porcos), caprinos (cabras, bodes), equinos (cavalos), peixes, aves (galinhas, perus, codornas, avestruzes, emas, marrecos, gansos, patos), abelhas, cães, gatos e coelhos. Também deve ser informada a finalidade da criação e o tipo de exploração.

A Inspetoria Veterinária de Morro Redondo atende o público de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Mais informações estão disponíveis através do telefone (53) 3224-0120.

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.