Morro de Amores é destaque no 8° Seminário de Turismo Rural da Costa Doce

O 8º Seminário de Turismo Rural na Costa Doce ocorreu nesta terça-feira (11), na 91ª Expofeira, no auditório Juntos para Competir, na Associação Rural de Pelotas (ARP). Representantes do setor discutiram as potencialidades turísticas de Pelotas e região.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sdet), Fernando Estima, destacou que o Turismo oferece a oportunidade de gerar emprego e renda. “O objetivo é captar recursos de fora para dentro. Pelotas conquista cada vez mais seu espaço na área”.

O presidente da ARP, José Luiz Kessler, ressaltou que o Turismo tem uma conexão direta com as atividades produtivas. “Temos um grande potencial como território. Esse seminário promove a integração regional e a Associação quer transformar a Expofeira em um encontro do desenvolvimento”.

Durante todo o dia, os painéis apresentaram cases do Turismo na região. O proprietário do Sítio Amoreza, Pedro Vieira, falou sobre o roteiro Morro de Amores, em Morro Redondo. O local abre as portas para visitantes desfrutarem de oficinas de permacultura, café colonial, roteiro de educação ambiental e eventos. “A gente quer estimular a nossa região sem perder as raízes. Temos que desenvolver a cultura de fazer turismo nos nossos próprios locais de vivência”, analisou. O roteiro conta com 14 empreendimentos, dentre sítios, restaurantes e pousadas.

Os outros painéis abordaram os temas “Novos produtos turísticos – Museus e Resgate da História da Família”, “Integração da Cidade ao Campo”, “Resenha do Cadastramento do Turismo Rural”, “Programa Partiu RS – RBSTV” e “Via Ecológica Serra dos Tapes”. Ao meio-dia, foi realizada a reunião-almoço do Arranjo Produtivo Local (APL) Costa Doce, para o planejamento de ações do primeiro semestre de 2018. A programação também contou com Oficinas de Gastronomia e Hotelaria da UFPel, e apresentação da Invernada Mirim do CTG Cancela Grande do grupo Stipa (Morro Redondo). A organização do Seminário é da Sdet, Cavaleiros da Costa Doce e Sebrae.

Com informações da Prefeitura de Pelotas

 

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.