Morro Redondo participa do 9° Seminário de Turismo Rural da Região

Um espaço reservado para discutir o desenvolvimento do turismo rural foi pensado nesta edição da Expofeira de Pelotas.  O 9º Seminário Turismo Rural 2018 – que aconteceu no dia 11 de outubro – Roteiros e Sabores foi uma atividade realizada pela Associação Cavaleiros da Costa Doce e Sebrae/RS, contando com o apoio da Prefeitura Municipal de Pelotas, da Associação Comercial de Pelotas, dos Cursos de Gastronomia e Hotelaria da UFPel e da Embrapa. A programação acontece da manhã até às 18h, na sede da Associação Rural de Pelotas, no Parque Idelfonso Simões Lopes.

A primeira apresentação foi do Relatório Oportunidades para o Desenvolvimento do Turismo na Região Sul do RS, feita pelo professor da Unisinos, Marcelo Jacques Fonseca. A seguir Paulina Von Laer abordou o tema da Cultura Doceira como Patrimônio Imaterial Nacional – Tradição Doceira de Pelotas e Antiga Pelotas e a Salva Guarda dos Saberes e Fazeres da Região. O secretário municipal de Desenvolvimento Rural, Jair Seidel, contribuiu ao falar sobre Eventos Rurais como Fator de Desenvolvimento do Turismo Rural e foram mostrados projetos envolvendo o turismo na região como o  Azeites Costa Doce com Rodrigo Costa; Cooperativa Sul Leite com Raul Amaral; e Associação dos Produtores de Vinhos Finos da Campanha Gaúcha com Clori Giordani Peruzzo.

À tarde foi reservada à apresentação de seis projetos turísticos rurais potenciais, a tradição gaúcha com o grupo de danças do CTG Cancela Grande de Morro Redondo que evidenciou a tradição doceira do município e a gastronomia turística, que encerrou o evento, através da apresentação de pratos e petiscos de produtos da região, elaborados pelos Cursos de Gastronomia e Hotelaria da UFPel.

Projetos turísticos rurais potenciais da região

Sabores da Colônia de Morro Redondo
Sabores da Casa da Pimenta de Turuçu
Via Ecológica Serra dos Tapes/Agência Pedal Curticeira de Pelotas
Rede De Agências Receptivas da Costa Doce de São José do Norte
Sabores do Sítio de São Lourenço do Sul
Espaço Ecoar/Roteiro Morro de Amores de Morro Redondo

Com informações da Embrapa Clima Temperado

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.