Ponte do Costa em Piratini está interrompida

Foto: Tainã Valadão - blog Mundo Piratini
Foto: Tainã Valadão – blog Mundo Piratini

A Polícia Rodoviária Estadual de São Lourenço do Sul, responsável pela ERS 702, principal acesso a Piratini, orienta os condutores que desejam chegar a cidade, a utilizar um desvio por estrada de chão localizado próximo à cabeceira da ponte do Costa, interditada para tráfego de veiculos.

Três trechos da ponte, asfaltada sobre ferro, caíram no fim da tarde de sexta-feira (24), comprometendo o trânsito na ERS 702. O desvio proposto pelos agentes da PRE fica na entrada da localidade Orlando Franco, a poucos quilômetros do acesso à ponte, onde uma guarnição da corporação faz a segurança do local durante 24 horas e orienta os motoristas a se dirigir ao desvio. O trecho, de chão batido, tem cerca de 30 quilômetros de extensão até a entrada de Piratini – menos da metade dos 70 quilômetros também de chão da ERS 265 – viaCanguçu.

A ponte do Costa só está liberada para pedestres e motociclistas desde que a atravessem empurrando o veículo.

Foto: Tainã Valadão - blog Mundo Piratini
Foto: Tainã Valadão – blog Mundo Piratini

Outra alternativa para quem sai de Pelotas rumo a Piratini, distantes 96 quilômetros uma da outra pela ERS 702, é a linha diária do Expresso Embaixador. Não houve alteração nos horários (7h, 11h30min, 15h30min e 19h). Conforme informações da empresa, a viagem termina na cabeceira da ponte. Ali os passageiros descem, fazem a travessia a pé e do outro lado um ônibus aguarda os usuários para completar a viagem.

Com extensão estimada em cem metros, a Ponte do Costa já foi interditada várias vezes. De acordo com Tainã Valadão, do blog Mundo Piratini, há pelo menos 20 anos que a comunidade reivindica a construção de um novo acesso. Inaugurada em 1935, a ponte só permite a passagem de um carro por vez. Ainda segundo Tainã, a obra para uma nova ponte estava licitada no início do ano passado. O processo no entanto não foi adiante e uma nova licitação estava prevista para o fim do ano. Com a mudança de governo no Estado, o projeto não foi mais discutido.

Conserto

Equipe do Departamento de Estradas e Rodagem (Daer) deve iniciar os reparos na ponte do Costa na segunda-feira. A previsão é de que o serviço dure três dias. Em relatório de junho do ano passado, parecer de engenheiro da autarquia indicava “boas condições de trafegabilidade” na Ponte. O servidor ainda restringia o trânsito de veículos de carga de 24 toneladas e atribuía surgimento de buracos na travessia às “fortes chuvas dos últimos dias”. A previsão de reparos estava prevista para o início de setembro. O profissional concluiu documento recomendando cuidado e redução da velocidade no local.

Informações: Diário Popular

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.