Praça da Emancipação recebe exposição com o tema: “Água, Memória e Vida”

Exposição integrou a Semana Nacional dos Museus que teve como tema deste ano: “Museu e paisagens culturais”.

13281768_897637540382652_407620837_n
Foto: Letícia Santos/MRO

O Museu Histórico de Morro Redondo, em parceria com os professores e especialistas na área ambiental, Wilson, Rutinha e Valéria Feldens, e estudantes do curso de Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), protagonizaram na tarde deste sábado (21) uma exposição com o tema: “Água, Memória e Vida”.

Escolhida como tema de produção acadêmica dos educadores ambientais, a Praça da Emancipação, localizada no Bairro Eurico Fiss, foi o foco central da exposição com o objetivo de promover a conscientização para a preservação do local. “Mesmo com todas as belezas existentes aqui, sabemos que a praça precisa ser cuidada e fiscalizada, tem pessoas que jogam lixo aqui e isso não pode acontecer”, falou Valéria Feldens.

13250575_897639720382434_961259119_n (1)
Fotos: Letícia Santos/MRO

Já para a estudante do curso de museologia da UFPel – e uma das organizadoras da exposição, Andrea Messias, a proposta da exposição surgiu no ano passado, e ganhou forma com as pesquisas realizadas sobre o local através do apoio de representações do município. “Com o fruto de muito empenho e dedicação, o projeto ganhou forma com a parceria de professores, idosos e moradores que vêem a necessidade de preservação do local”, disse.

Para o presidente da Associação Amigos da Cultura Lauro Rodrigues, a exposição reflete a importância das parcerias entre instituições, no caso a Associação Amigos da Cultura, UFPel e Prefeitura. “Dessa parceria estão surgindo projetos que envolvem a comunidade buscando conscientização em relação ao patrimônio material e imaterial do município”, destacou.

Encerrando a Semana Nacional dos Museus, o evento contou ainda com muita música, animada pelo professor Wilson Feldens, e convidados, e alunos do 5° ano da escola Bonfim. Exposições temáticas integraram a tarde – chuvosa, mas de muita relevância para o local e seus admiradores.

Outro objetivo, é expandir o projeto para que as escolas do município possam utilizar o local, para aulas práticas, oportunizando o conhecimento e a conscientização por parte de crianças e adolescentes.

Detalhes retratam a história do local.
Detalhes retratam a história do local.

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.