Prefeitura realiza somente atendimento interno na manhã desta sexta

Aderindo as paralisações que irão acontecer em todo país e especialmente no sul do RS, a prefeitura de Morro Redondo aderiu a paralisação, realizando hoje somente atendimento interno no turno da manhã. A tarde o atendimento ocorrerá normalmente.

Mobilização

Os prefeitos tentam ampliar de 18% para 30% a fatia dos impostos tributários para as 470 cidades gaúchas que aderiram as mobilisações. Na região sul, os prefeitos irão bloquear por 10 minutos, a BR 116 às 14h. A tentativa é de tentar uma audiência pública para tratar do assunto.

A mobilização foi batizada de Movimento do Bolo, em referência à pequena fatia dos municípios na divisão do bolo tributário. Apenas 18% do que é arrecadado com impostos no país fica com os municípios. A União fica com a maior fatia, de 57%, e os Estados recebem os 25% restantes.

Os prefeitos pedem uma mudança no corte do bolo, ficando 40% para a União, 30% para os Estados e 30% para os municípios. A medida daria mais autonomia à cidades para a manutenção dos serviços básicos e agilidade na realização de obras, conforme o presidente da Famurs e prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador.

Entre os objetivos do movimento também está a garantia do pagamento dos R$ 259 milhões em repasses do Estado atrasados. As verbas são para saúde, assistência social e transporte escolar, serviços ameaçados nas cidades.

 

 

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.