Presidente do Iphan visita Morro Redondo nesta quarta-feira

Na semana em que Morro Redondo através da Associação dos Empreendedores de Turismo – Roteiro Morro de Amores – se organiza para a sua 2° Festa do Doce Colonial, estará visitando a cidade nesta quarta-feira (6) a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa.

Doceiros do município, instituições culturais, empreendedores do Roteiro Morro de Amores, UFPel e autoridades da região devem receber a presidente que passará ainda por Pelotas nesta terça-feira (5), onde faz a entrega oficial dos certificados de reconhecimento das Tradições Doceiras de Morro Redondo como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Para o Iphan o doce desempenha um papel peculiar na composição da sociedade regional, sendo um elemento cultural que amarra a diversidade de grupos étnicos e sociais que a compõe. Na sua maioria, essas doceiras e doceiros compreendem seu ofício como a continuidade das trajetórias de suas famílias, num templo ampliado. Essa relação está posta, sobretudo, no meio rural, entre os produtores de doces de frutas, que se encontram profundamente ligados à região colonial, como um espaço de vivências, trabalho e afetos. Assim, o registro contempla o espaço de ocorrência das duas tradições doceiras e os sentidos que a elas são atribuídos, por grupos detentores, e se justifica tendo em vista seu valor identitário e a relação demonstrada entre o saber doceiro e o território referido.

No dia 15 de abril o modo de fazer os tradicionais doces coloniais, como o figo cristalizado e as passas produzidos no município, entrou para o registro do Livro dos Saberes do país. O ato em Morro Redondo está programado para às 9h no Centro Cultural de Eventos Valdino Krause.

 

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.