Primeira Comunidade Evangélica Luterana do Brasil comemora 114 anos

7104_ampli
Reprodução: JTR

A última terça-feira (1º) foi especial para a Comunidade Evangélica Luterana São João, localizada na Colônia São Pedro. A congregação, que foi a primeira comunidade luterana em solo brasileiro, comemorou 114 anos. Esta semana, o atual pastor da congregação, Timóteo Ramson Fuhrmann, agradeceu nas redes sociais e na programação da Rádio Bonfim FM o fato de fazer parte dessa história.

História

Em janeiro de 1900, o pastor Christian Broders aceitou o desafio proposto pelo Conselho para Missões Internas do Sínodo de Missouri/EUA para desenvolver o trabalho missionário no Brasil. Em março do mesmo ano, quando chegou em Novo Hamburgo, sua intenção era iniciar um trabalho entre os imigrantes alemães que moravam no Rio Grande do Sul. Porém, se decepcionou com a indiferença de algumas comunidades para com a Igreja. Mas como uma última tentativa viajou para Pelotas, onde encontrou um homem que tinha vindo de uma pequena localidade denominada São Pedro, que lhe falou da carência espiritual da comunidade. Então, ali Broders percebeu a possibilidade de um trabalho frutífero.

O pastor Broders foi levado até a casa de August Gowert, que era conhecido por sua inteligência e grande conhecimento da Bíblia. O missionário foi “testado” por Gowert, que percebeu seriedade em seu trabalho doutrinário. Assim, as famílias foram convocadas para organizar a primeira congregação. Em 1º de julho de 1900 foi criada a comunidade, que contava com 17 famílias. Em 26 de agosto de 1900 foi concluída a construção do primeiro templo. No mesmo ano foi organizada a escola paroquial, que em outubro tinha 22 alunos.

Fonte: Jornal Tradição Regional

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.