Programa Jovens Empreendedores comemora os primeiros resultados em Morro Redondo

Com início a pouco mais de sete meses, alunos, pais e professores da rede municipal de ensino já colhem os frutos de uma experiência ímpar para o aprendizado de alunos das turmas do 1° ao 5° ano.

O Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) – projeto piloto – realizado apenas nos municípios de Morro Redondo e Pelotas, foi oferecido ao município no mês de março através da assessora parlamentar Angelica B.dos Santos Milech que integra o Grupo Líder do Sebrae composto por lideranças regionais voluntárias.

Também integrante do grupo Líder, o professor da Universidade Católica de Pelotas Samuel Ongaratto – um dos coordenadores do projeto – esteve a frente das atividades realizadas com os professores que aderiram ao programa, através de parceria com a Secretaria de Educação Cultura e Desporto (SMECD) do município. Segundo ele, a proposta de levar educação empreendedora às salas de aula e despertar nos alunos a curiosidade de aprender mais sobre uma determinada proposta pedagógica, foi atingida. “O objetivo pedagógico do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas e do ambiente da aprendizagem é sensibilizar os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras”, explicou Samuel.

Dados do projeto em Morro Redondo

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Luiza o tema foi desenvolvido com o 2° ano, os 7 alunos. A Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco desenvolveu o tema do 5° ano com os 6 alunos. Em ambas escolas, com a professora Carla Pereira.

Na José Pinto Martins trabalharam os alunos do 2° e 5° ano: Professora Eli Mary Wille 15 alunos, e a professora Andreia Barcelos com 16 alunos.

Alberto Cunha:  1° ano com as professoras Mirian e Natália num total de 30 alunos. Alunos do 2° ano com a professora Margale Wahast, com 20 alunos. No 3° ano com a professora Neiva com 38 alunos. Já no 4° ano com Sandra e Lóide, chegando a 24 alunos. No 5° ano com Ana Cláudia, 30 alunos.

Temáticas desenvolvidas

1° ano: O mundo das ervas aromáticas;

2° ano:  Temperos naturais;

3° ano: Oficina de brinquedos ecológicos;

4° ano: Locadora de produtos;

5° ano: Sabores e cores.

Segundo a coordenadora pedagógica da SMECD, Ana Maria Vargas Marques, com o sucesso do programa a ideia é de que o mesmo possa ser ampliado para os anos finais no próximo ano. “Foi gratificante ter acompanhado desde o início o projeto e agora ver o objetivo alcançado resultando Numa aprendizagem significativa com professores e alunos envolvidos, dedicados e empolgados a continuar o projeto”, destacou.

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.