Reunião define os rumos da Rota Turística de Morro Redondo

Foto: Letícia Santos
Foto: Letícia Santos

Divulgar e colocar Morro Redondo entre os municípios com potencial turístico na zona sul do Estado, proporcionando aos visitantes uma alternativa de lazer são alguns dos principais objetivos do “Roteiro Turístico na Agricultura Familiar de Morro Redondo”.

O projeto que começou a ser elaborado através de uma parceria entre a Câmara de Vereadores, Prefeitura e Emater Municipal já passou por várias etapas desde a visita as propriedades interessadas até as reuniões, e conta hoje com a parceira do Sebrae, Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do Estado, além da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) e a Agência de Desenvolvimento da Costa Doce (AD Costa Doce).

De acordo com a vereadora Angelica dos Santos Milech (DEM) que indicou ao legislativo em 2011 a proposta de apoio e incentivo ao turismo, a concretização do projeto, além de ser uma opção de lazer para os moradores do município, irá impulsionar a economia da cidade com a vinda de visitantes de diversos lugares.

Para o técnico agrícola da Emater de Morro Redondo, Egon Gillmeister que desde o inicio tem incentivado o turismo rural no município, a finalidade da reunião foi definir os passos concretos de viabilização da proposta junto à comunidade. “O projeto é de toda a comunidade e está sendo criado para que a população usufrua da melhor forma possível, comentou”.

Em uma reunião na manhã desta quinta-feira (6) na Câmara de Vereadores os empreendedores interessados em participar da rota turística tiveram a oportunidade de conhecer um pouco do planejamento necessário para a implantação da rota no município.

Regina Medeiros, do Regional de Pelotas da Emater/RS-Ascar explica que ter organização é fundamental para o sucesso do projeto. “Morro Redondo tem uma grande potencialidade turística, precisamos apenas organizar e planejar o roteiro de maneira que atenda adequadamente os visitantes”, relatou.

Já para o prefeito municipal Rui Brizolara (DEM) está nascendo em Morro Redondo mais uma indústria, a do turismo. “Vamos dar todo o apoio necessário para que o turismo cresça ainda mais aqui”, finalizou.

Ter uma localização próxima aos grandes centros da metade sul e uma posição geográfica privilegiada com aspectos de serra, são alguns dos fatores que irão impulsionar o turismo e consequentemente o comércio local.

Na ocasião ficaram definidas as visitas técnicas do grupo que irá integrar o projeto às cidades do Estado que também possuem rota turística como Bento Gonçalves São Lourenço do Sul e Pelotas.

Ainda estiveram presentes na reunião, o secretario de desenvolvimento rural Davi Schiavon, a gestora regional do Sebrae Jussara Cruz, o vereador Lauro Rodrigues (DEM), o presidente da AD Costa Doce e secretário de turismo de São Lourenço do Sul Gilmar Pinheiro, e o empreendedor do Caminho Pomerano de São Lourenço do Sul José Carlos Neutlling.

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.