Roteiro Morro de Amores é apresentado em Bagé

O pampa também é destino turístico. Para qualificar essa opção de geração de renda, emprego e desenvolvimento econômico foi promovido no dia 10 de julho o II Seminário de Turismo Rural do Pampa Gaúcho. O evento ocorreu na  Prefeitura Municipal de Bagé numa promoção do SEBRAE/RS e da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, com apoio da Associação Pampa Gaúcho de Turismo (Apatur).

A ação integrada pelo Projeto Turismo Rural do Pampa ao Mar, foi promovido pelo SEBRAE/RS. A gestora da iniciativa, Jussara Argoud, conta que o projeto beneficia 50 empresas da região com capacitações, palestras e consultorias individualizadas. “Esse ciclo encerra-se em 2015 e já vamos apresentar resultados de alguns participantes”, conta Jussara. É o caso de projetos como o Morro de Amores, que estimula o turismo rural no município de Morro Redondo, que foi apresentado pela gestora, com o apoio do empreendedor Cilon Dias Rodrigues – Sítio Sonho Meu, e da vereadora Angelica B.dos Santos Milech, parceira do projeto.

O seminário tratou ainda uma das principais referências na reflexão sobre o turismo rural no País, Andreia Roque, presidente do Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur). “Essa modalidade de turismo é moderna e profissional, sem perder a ruralidade”, sintetiza. Ela defende que o profissional de turismo rural deve se profissionalizar e se capacitar para atuar na área. “É um segmento que despontou nos últimos 10 anos e o Brasil já é o maior destino de turismo rural do mundo”, destaca Andreia.

Atualmente, 18 Estados e o Distrito Federal desenvolvem essa área de lazer. Para estimulá-la, são realizadas rodadas de negócios anuais em diversos locais. “Outro passo deve ser dado ainda este ano, com a aprovação de um projeto de lei que vai regularizar a atividade de turismo rural, o que deve aumentar a profissionalização e o desenvolvimento dessa área”, analisa Andreia.

Com informações do Sebrae/RS

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.