Secretaria de Educação promove Seminário para Rede Municipal de Ensino

Profissionais que atuam na rede de educação estiveram reunidos para debater as ações do ano letivo que começou nesta quarta-feira (1°).

Na quarta-feira (22/02), o Centro de Eventos de Morro Redondo recebeu profissionais que atuam na rede de educação do município para tratar sobre os desafios do novo ano letivo.

Refletir sobre os diferentes papéis dos profissionais da educação, leitura de dados da realidade municipal, perspectivas da educação e implantação de políticas públicas, foram os temas centrais do seminário de acordo com a secretária Lúcia Müller.

“O objetivo do encontro é proporcionar um momento de diálogo entre os mais diversos profissionais, para assim, oferecermos uma educação de qualidade no município”, disse Lúcia.

Durante o dia, apresentações culturais e palestras conduziram a dinâmica dos trabalhos, que contou ainda com a apresentação do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) que chega a rede educacional do município através da proposta ofertada pelo Grupo Líder do Sebrae composto por lideranças regionais voluntárias – em Morro Redondo representado por Angelica B.dos Santos – e que, se for concretizado se tornará um projeto piloto para a região.

Segundo Samuel Ongaratto, professor da Universidade Católica de Pelotas, integrante do programa líder e um dos coordenadores do projeto, a proposta é levar educação empreendedora às salas de aula e despertar nos alunos a curiosidade de aprender mais sobre uma determinada proposta pedagógica, buscando ações práticas que vise resultados na própria comunidade. “A proposta pedagógica do JEPP para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, e do ambiente da aprendizagem é sensibilizar os estudantes a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras”, explicou Samuel. A adesão dos professores ao projeto deverá ser oficializada nos próximos dias.

Também conversou com o público presente, o promotor da Promotoria Regional de Educação, Paulo Roberto Gentil Charqueiro, que explanou sobre a rede de atendimento, competências da escola, e como lidar com as situações diárias de conflito e violência no âmbito escolar.

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.