Segunda dose da vacina contra HPV começa a ser aplicada nesta segunda-feira

A segunda dose da vacina contra o HPV (papiloma vírus humano) começa a ser aplicada nesta segunda-feira (1º) em meninas de 11 a 13 anos. A vacinação será feita em escolas públicas e particulares e também em unidades de saúde. A primeira dose foi aplicada em março deste ano.

A vacina também está disponível nos postos de saúde para meninas que ainda não tomaram a primeira dose. Para receber a segunda dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. A terceira dose da vacina será aplicada cinco anos após a primeira. O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, alertou que a aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização. “Sem a segunda dose da vacina, não há proteção”.

Em 2015, a vacina será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para meninas de 9 anos.

Barbosa lembrou que a vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas na região anal e genital.

Segundo o ministro da Saúde, Arthur Chioro, 4,3 milhões de meninas entre 11 e 13 anos foram imunizadas na primeira etapa, totalizando 87% da taxa de cobertura. O ministro reforçou a necessidade de alta cobertura nos Estados e municípios na segunda etapa de vacinação.

O HPV pode ser contraído durante o ato sexual e pode causar câncer de colo de útero, por isso a vacinação em massa é indicada primeiramente para as meninas. O uso da camisinha é recomendável para evitar o contágio, assim como a realização do exame de Papanicolau em mulheres com vida sexual ativa.

Agência Brasil

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.