Tarso Genro e Ana Amélia Lemos estão em empate técnico em pesquisa Ibope sobre eleições ao governo do RS em 2014

Reprodução: Zero Hora
Reprodução: Zero Hora

Ao ouvir 1.008 eleitores no Rio Grande do Sul, o Ibope encontrou cenário polarizado na disputa pelo governo estadual. Na pergunta estimulada (na qual o entrevistado recebe um cartão com os nomes dos possíveis candidatos), o atual governador, Tarso Genro (PT), aparece com 27% das intenções de voto.

Em seguida, está a senadora Ana Amélia Lemos (PP), com 26% das preferências. Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, os candidatos são considerados em empate técnico.

O governador, que deverá concorrer à reeleição, tem seus índices mais altos entre os jovens (32%), os eleitores com Ensino Médio (30%) e aqueles com menor renda familiar (29%). Já os melhores resultados da senadora estão nos eleitores de 25 a 34 anos (29%), com maior renda familiar (32%) e com Ensino Superior (36%).

Os outros cinco pré-candidatos apresentados pelo Ibope somam 9%. O melhor resultado é de José Ivo Sartori (PMDB), com 4%, mas o ex-prefeito de Caxias do Sul ainda não confirmou vontade de concorrer. O deputado federal Vieira da Cunha – possível nome do PDT, partido que está dividido entre lançar candidatura própria ou apoiar a reeleição de Tarso — tem 2%.

Na pergunta espontânea (nenhum cartão de resposta é apresentado ao eleitor), Tarso e Ana Amélia também lideram. Ele aparece com 9% e ela, com 7%. No cenário de segundo turno, as posições se invertem: a senadora recebe 38% e o governador, 23%. O índice de Tarso é inferior ao que ele tem no cenário de primeiro turno.

Fonte: Zero Hora

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.