Turismo de Resultados: O destino que trouxe esperança aos morroredondenses

Encontro aconteceu no Restaurante Point Bar e reuniu cerca de 100 pessoas. Foto: Letícia Santos/MRO
Encontro aconteceu no Restaurante Point Bar e reuniu cerca de 100 pessoas. Foto: Letícia Santos/MRO

Perspectivas positivas de trabalho e renda não eram as mais favoráveis para os morroredondenses que ao longo dos meses deste ano viram o fechamento de sua principal fonte de economia, a cooperativa Cosulati.

Contraponto a isso, um projeto iniciado em 2014 já não dava mais apenas seus primeiros passos mas passava a caminhar em 2016, e de uma forma bem rápida. Dúvidas e inseguranças rondavam os empreendedores que mesmo com as adversidades se ergueram com muita força de vontade e amor pela cidade, buscando cada vez mais qualidade para os seus empreendimentos, aliando a inovação que conquistou ainda mais turistas.

E assim, a hospitalidade típica dos morroredondenses foi conquistando não só os turistas mas até mesmo os proprietários dos empreendimentos, que fizeram de Morro Redondo a sua segunda casa e que nesta terra resolveram investir.

Gestora do projeto, Jussara Argoud, apresentou os resultados do roteiro em 2016. Foto: Letícia Santos/MRO
Gestora do projeto, Jussara Argoud, apresentou os resultados do roteiro em 2016. Foto: Letícia Santos/MRO

Com pelo menos mais quatro novos locais que deverão ser inaugurados no próximo ano, o roteiro Morro de Amores conquistou a região e destacou-se entre as rotas de maior crescimento na zona sul neste ano. Mas o turismo rural do município que para os simpatizantes teve o nome do roteiro escolhido de forma muito feliz, também despertou a curiosidade dos gaúchos de todo o estado, e diga-se de passagem até do país, sendo destaque nas grandes mídias, como RBS TV de Porto Alegre e Revista Globo Rural.

Como acontece deste o ano passado – após completar um ano de roteiro, neste fim de ano não foi diferente. Empreendedores, empresários, parceiros, instituições de apoio e comunidade local, estiveram reunidos para que fossem apresentados os resultados do Morro de Amores neste ano.

Para a gestora de projetos do Sebrae Jussara Argoud, o roteiro que integra o turismo na Costa Doce passou por várias etapas desde a sua formatação, planejamento e capacitação dos empreendedores. “Entre os nossos principais resultados deste ano, sem dúvida, o fluxo de turistas é a nossa maior conquista”, destacou.

O Sebrae, principal parceiro através do convênio com a prefeitura, apoiou este ano a criação de um novo empreendimento. E sete novos produtos turísticos foram planejados para serem implementados em 2017, o que irá elevar de 14 para 21 empreendimentos. Outro resultado positivo apresentado, foi a implantação das placas de sinalização que foram colocadas também através do incentivo público.

Vereadora que acompanhou o projeto desde o começo, aproveitou para fazer seus agradecimentos à comunidade. Foto: Letícia Santos/MRO
Vereadora que acompanhou o projeto desde o começo, aproveitou para fazer seus agradecimentos à comunidade. Foto: Letícia Santos/MRO

Para o proprietário do Sobrado das Plantas – local que também integra a rota – Paulo Santos, o aumento da demanda, embora que no começo tenha assustado pela capacidade de atender um grande número de turistas, também reforçou a qualidade do produto turístico. “Sem dúvida, o espaço cedido para o roteiro na mídia, agregado aos encantos e belezas de Morro Redondo, estão fazendo com que inúmeras pessoas nos procure para conhecer o roteiro”, disse.

Para a vereadora Angelica, autora da proposição que levou a criação do Conselho Municipal de Turismo, e parceira do projeto deste o começo, juntamente com técnico agrícola e ex-funcionário da Emater, Egon Gillmeister o momento é de comemorar e agradecer os parceiros que tornaram o roteiro o sucesso que esta sendo. “Sempre acreditei que o turismo iria mudar a realidade da minha cidade, e agradeço a Emater, Sebrae, prefeitura, colegas vereadores da Câmara que acreditaram no projeto e em especial aos empreendedores pela persistência e amor ao que fazem. O roteiro Morro de Amores é um dos projetos que me fazem sentir que encerro meu mandato com a missão cumprida. Que as pessoas procurem trabalhar em parcerias, que acreditem mais no próximo e que todos os projetos que venham a ser planejados e executados sejam feitos sempre morrendo de amores”, concluiu emocionada a vereadora.

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.