TV digital: confira passo a passo para instalar a antena e o conversor

É bom os gaúchos não se perderem no calendário: o início do desligamento do sinal analógico no Rio Grande do Sul começará no dia 31 de janeiro de 2018.  Quem não fizer a adaptação ficará sem acesso aos seus programas favoritos de todos os canais, pois o sinal analógico deixará de ser transmitido.

É importante o telespectador conferir se na sua televisão está aparecendo um “azinho”. Isso quer dizer que o sinal recebido ainda é analógico e então é preciso fazer mudanças. Quem tem televisão de tubo ou de algum modelo anterior a 2012 precisará, obrigatoriamente, de um conversor digital e uma antena de UHF, pois esses aparelhos só recebem o sinal analógico. Quem tem TV por assinatura não precisa fazer mudança.

É recomendável chamar um especialista para fazer a instalação e o direcionamento da antena para pegar o melhor sinal. Mas também é possível fazer a instalação por si mesmo em alguns casos. O recomendável é dispor dos equipamentos de segurança e trabalhar em duplas, com um instalando a antena e buscando a posição e outro sincronizando os canais na TV. Parece complicado, mas não é. O engenheiro da RBS TV Aquiles Dias explica, passo a passo, como fazer a instalação dos equipamentos.

1º passo: instalação da antena

Você precisará de uma antena UHF, como aquelas conhecidas como “espinha de peixe”, que irá receber o sinal digital. Ela deve ficar no ponto externo mais alto da casa ou do prédio (não no forro nem ao lado do aparelho) e sempre ser instalada na horizontal e com as “espinhas” apontando para as laterais (e não de cima e para baixo). Para instalar, é preciso afixar os parafusos em uma estrutura sólida (mastro) e então apontar a outra extremidade para a estação transmissora digital (em Porto Alegre, é o Morro da Polícia).

Felipe Nogs / Agencia RBS
Antena é conhecida como “espinha de peixe”Felipe Nogs / Agencia RBS

2º passo: colocação do cabo

Após instalar a antena, encaixe o cabo “coaxial” de transmissão na antena, rosqueando até o fim. Ele levará o sinal da antena até o conversor digital ou até a TV (caso já tenha o conversor instalado). Esse cabo pode ser montado em casa, com ferramentas adequadas, ou comprado em ferragens. Tenha cuidado para não danificar o cabo e apertar bem a ponta metálica com a estrutura flexível, para evitar mau contato.

Felipe Nogs / Agencia RBS
Cabo de transmissão deve ser encaixado na ponta que ficou soltaFelipe Nogs / Agencia RBS

3º passo: conexão do cabo ao conversor ou à TV

Nesta etapa, leva-se o cabo da antena até o ponto onde está a TV. Quem tem uma TV das mais novas (fabricada a partir de 2012), com o conversor já integrado, poderá conectar o cabo diretamente no aparelho (nesse caso, você pode pular direto para o 5º passo). Quem tem uma TV mais antiga, terá de conectar o cabo em um conversor digital antes de acoplá-lo na televisão.

Felipe Nogs / Agencia RBS
Cabo deve ser conectado ao conversorFelipe Nogs / Agencia RBS

4º passo: conectar o conversor na TV

Será o momento de efetivamente levar o sinal Digital até seu aparelho de TV, identificando os novos canais. Ligue o conversor digital à sua TV, conectando os três cabos coloridos (RCA) de áudio e vídeo conforme as cores. A entrada costuma ficar na parte de trás ou na lateral da TV.

Felipe Nogs / Agencia RBS
Entradas costumam ficar na parte de trás ou na lateral dos aparelhosFelipe Nogs / Agencia RBS

5º passo: sintonizar os canais

Essa etapa vale tanto para quem tem TV nova (com conversor integrado ou embutido) quanto antiga (que conectou o conversou separadamente). Será o momento de ativar a recepção do sinal digital e identificar os novos canais. Para quem tem o conversor integrado à TV, basta usar o controle remoto da TV e buscar automaticamente os canais. Quem instalou o conversor separadamente, usará o controle remoto do conversor para fazer as buscas dos canais. Se os canais não foram encontrados na primeira tentativa, será preciso reposicionar a antena do telhado para encontrar a melhor posição e então tentar sincronizar novamente.

Felipe Nogs / Agencia RBS
Faça a busca dos canais pelo controle remoto da televisão ou do conversorFelipe Nogs / Agencia RBS

Pronto! Agora é só assistir seus programas favoritos com muito mais qualidade de som e imagem.

Felipe Nogs / Agencia RBS
Imagem fica 100%Felipe Nogs / Agencia RBS

Quer saber mais? Veja as dicas do engenheiro Aquiles Dias, da RBS TV, no vídeo abaixo.

 

Dúvidas sobre a TV Digital

– 4020-7191 para Porto Alegre e Região Metropolitana
– 0800-051-6336 para demais localidades
– Mais informações neste site da RBS TV

Confira as datas de desligamento do sinal analógico em outras regiões do RS

– 31/1/2018: RBS TV Porto Alegre (Capital, Região Metropolitana e parte do Litoral Norte), RBS TV Santa Cruz (Vale do Taquari), RBS TV Caxias do Sul (Serra)
– 28/11/2018: RBS TV Pelotas e RBS TV Rio Grande
– 5/12/2018: RBS TV Santa Maria
– Até 31/12/2023: demais regiões

Redação

Todos os textos publicados no Morro Redondo Online podem ser copiados e reproduzidos livremente, no todo ou em parte desde que a fonte seja citada. Nosso Portal também não se responsabiliza pelos comentários dos leitores e a publicação de conteúdos assinados, e, ou, de outras fontes.